Papo de Louco | #022 – Lendas Urbanas

Quais Lendas Urbanas te causam calafrios?

Fala Vagabundo! Neste Papo de Louco Luciano Munhoz, Tiago Sousa, Fellipe Passos e Luis Hunzecher falarão sobre Lendas Urbanas.

Lendas Urbanas
Edição: Luciano Munhoz
Capa: Luciano Munhoz

 

Desde os tempos mais primórdios, as Lendas Urbanas ou contos populares estão aí. Numa época em que nem internet existia, como ela se espalhava tão rapidamente a chegarem até nível mundial?

Trata-se de pequenas histórias de caráter fabuloso ou sensacionalista, amplamente divulgadas de forma oral, por e-mails ou pela imprensa e que constituem um tipo de folclore moderno. São frequentemente narradas como sendo fatos acontecidos a um “amigo de um amigo” ou de conhecimento público.

Muitas delas já são bastante antigas, tendo sofrido apenas pequenas alterações ao longo dos anos. Muitas foram mesmo traduzidas e incorporadas a outras culturas. É o caso, por exemplo, da história da loira do banheiro, lenda urbana brasileira que fala sobre o fantasma de uma garota jovem de pele muito branca e cabelos loiros que costuma ser avistada em banheiros, local onde teria se suicidado ou, em outras versões, sido assassinada.

Outras dessas histórias têm origem mais recente, como as que dão conta de homens seduzidos e drogados em espaços de diversão noturna que, ao acordarem no dia seguinte, descobrem que tiveram um de seus rins cirurgicamente extraído por uma quadrilha especializada na venda de órgãos humanos para transplante.

Muitas das lendas urbanas são, em sua origem, baseadas em fatos reais (ou preocupações legítimas), mas geralmente acabam distorcidas ao longo do tempo. Com o advento da Internet, muitas lendas passaram a ecoar de maneira tão intensa que se tornaram praticamente universais.

Unhudo, Peladão, Paralisia do sono, videos proibidos do youtube e muito mais serão tratados em um bate papo neste podcast.

 

LINKS COMENTADOS NO PROGRAMA:
Papo de Louco | #002 – Cinema Trash
Pânico e Kiko
“Mereana Mordegard Glesgorv” , o vídeo Proibido
O Cartucho Amaldiçoado

 

Quer participar do programa ou mandar um feedback par nós?

Mande um email para: contato@papodelouco.com

Subscribe on Android

  • Fala ai, amigos!

    Mais um excelente programa.
    Pense numa parada que me cago de medo é a musica do Fred…qnd tocou me deu até uma acelerada no coração. hahaha
    Algumas lendas eu não conhecia, gostei bastante. Episódio beeem tenso.

    Grande abraço.