Papo de Louco | #046– Terra Plana

Você acredita na teoria da Terra Plana?

Fala, Vagabundo! Neste Papo de Louco, Luciano MunhozFellipe Passos, Rudá Igor Lopes e Jorge Viani, irão conspirar sobre a teoria da Terra Plana. 

Terra Plana

Edição: Luciano Munhoz
Capa: Luciano Munhoz

Terra plana é um modelo arcaico sobre a concepção do formato da Terra como um plano ou disco. Muitas culturas antigas concordavam sobre a cosmografia plana da Terra, incluindo a Grécia antiga (até o período clássico), as civilizações da Idade do Bronze e da Idade do Ferro do Oriente Médio (até o período helenístico), na Índia (até o período Gupta), primeiros séculos d.C.), e na China até o século XVII. Esse paradigma também era tipicamente mantido nas culturas indígenas da América e a noção de uma Terra plana, abobadada pelo firmamento em forma de uma tigela invertida, era comum em sociedades anteriores às leis científicas, a da gravitação universal.

A ideia de uma Terra esférica apareceu na filosofia grega com Pitágoras (século VI a.C.), embora a maioria dos pré-socráticos (séculos VI a V a.C.) tenha mantido o modelo plano da Terra. Aristóteles forneceu evidências para a forma esférica da Terra em bases empíricas em torno de 330 a.C. . O conhecimento da Terra esférica começou a se espalhar gradualmente além do mundo helenístico a partir de então.
Na era moderna, teorias pseudocientíficas da Terra plana foram adotadas por grupos e, cada vez mais, por indivíduos não-afiliados, usando as mídias sociais.

As teorias atuais que defendem modelos de Terra plana são totalmente rejeitadas pela comunidade científica.

 

LINKS COMENTADOS NO PROGRAMA:

Papo de Louco | #045– Piores Regras da Vida
Confirme sua presença no EEOPP2

 

 

 

Quer participar do programa ou mandar um feedback par nós?

Mande um email para: contato@papodelouco.com

Subscribe on iTunes Subscribe on Android