Sanatório jornalístico: A prisão do Lula é mais emocionante que qualquer anime ou série que você já assistiu

A prisão do Lula e sua relação com o universo da cultura POP.

Se eu ganhasse um centavo para cada vez que a prisão do Lula fosse citada na TV, jornais, sites ou conversas entre amigos com certeza hoje eu poderia comprar um Uno Branco (com escada, lógico), mas nós, Nerds, Otakus, Geeks e simpatizantes,  o que esse fato tem de influência em nossa vida e porque devemos nos importar com isso? Na verdade, se você não percebeu, a prisão do Lula é um evento mais importante do que qualquer Season Finale que você já assistiu.

Primeiro vamos falar de um dos animes mais queridos aqui no Brasil, Dragon Ball. Todo mundo sabe que para acontecer uma coisa no Dragon Ball levava uma eternidade, Goku e Freeza se encarando, falando asneiras um para o outro, aquele clima de faroeste, essa virou uma característica constante no Anime de Akira Toriyama. Quando falamos da prisão de Lula não é diferente, toda a operação lava Jato (que seria um bom nome de serviço de limpeza de veículos) iniciou em 2014, e desde 2016 que o Lula é investigado pelo seu Triplex no Guarujá. De lá para cá, quantos encontros entre ele, Moro, quantos depoimentos, quantos textos prolixos esses políticos já fizeram tanto a favor quanto contra a prisão do decapodiforme mais famoso do Brazel. Então se você aguenta assistir diversos episódios de Dragon Ball, com certeza consegue acompanhar a operação Lava Jato, e o melhor, pode ter certeza que daqui algum tempo vão postar todas as temporadas da Operação Lava Jato nos torrents da vida para você baixar (isso se você preferir assistir uma série somente depois que ela termina), fazer AMV ao som de Evanescence, e por ai vai.

Outra semelhança que Dragon Ball tem com a prisão de Lula é o titulo dos episódios. “Freeza Morre”; “Goku morre”; “Namekuzei explode”. Cada episódio de Dragon Ball leva em seu título um puta spoiler de tudo que vai acontecer nele, e quando a principal manchete dos jornais é “Lula preso amanha”, já fica na cara o spoiler do que vai acontecer nos próximos episódios, Paciência.

Se formos comparar esse evento com a série Supernatural também encontraremos semelhanças, a principal dela é a legião de fãs contra e a favor, que pode ter certeza que depois que tudo isso acabar vai ter muita gente carente de treta no congresso. Supernatural também decaiu muito sua qualidade nas últimas temporadas (depois de 17 anos fica foda inventar história para encher linguiça), e se pensarmos bem, toda essa operação que está chegando no ponto da prisão do Lula está na 50ª etapa inclusive com seus momentos altos e baixos em todas essas temporadas.

E se falarmos de Naruto? O anime que tem uma legião de fãs é conhecido pelos seus personagens carismáticos e uma divisão, entre aqueles que gostam ou não do “Vilão” Sasuke. Com toda essa situação da operação não é diferente, temos torcida para todos os lados, os odiadores, os amantes, os defensores dos personagens dessa trama cheia de reviravolta e emoção. Sem contar que o molusco mais falado do Brasil já tem sua prole, tal qual Naruto (que tem sua cópia genérica, o Boruto), então nada impede que ao fim dessa investigação a saga continue com o filho de Lula, e se seguirmos a formula de Naruto, até mesmo os filhos dos demais políticos envolvidos podem aparecer nessa Next Generation.

Outra questão legal de observar de tudo isso são os personagens, tem Vampiro, tem gente que teletransporta, tem personagem imortal, tem guerreiros da ordem e da justiça, rótulo é o que não falta nessa história, é quase um X-Men da vida de tantos poderes mutantes que existem.

Sendo assim uma coisa podemos ter certeza, a investigação e prisão do Lula movimentou o Brasil da mesma forma que a Genki Dama do Goku movimentou as manhãs da Globo, mas dificilmente esse será o ponto final dessa saga mais arrastada do que Friends. O que nos resta é observar tudo isso com um olhar mais crítico e aguardar a próxima temporada (e quem sabe series Finale) que pode ser as eleições desse ano.

Para finalizar, deixo esse clipe da operação lava Jato no formato de abertura de anime para ver se convence vocês de começarem a assistir essa parada.

 

Texto por: Luis Hunzecher