Omoshiroi #032 – A história e tradição do Bentô

Conheça mais sobre o bentô, tradicional marmita japonesa que se tornou sinônimo de cultura e tradição.

Neste Omoshiroi Luis Hunzecher se aprofunda em toda a tradição que envolve o bentô, e toda a sua importância para a cultura japonesa.

capa omoshiroi bentô

Edição: Luis Hunzecher
Capa: Luis HunzecherRicardo Schiesari Barreto Cruz

Toda pessoa que já assistiu um anime ou filme japoneses se deparou em algum momento com o momento de refeição dos personagens, onde é muito comum se ver bentôs, aquelas marmitinhas muito bem elaboradas e montadas. Essas caixinhas são bem diferente do conceito de marmitas que temos aqui no Brasil, e por conta de sua delicadeza e sabor, os Bentôs, como são chamadas estes pratos, se tornaram cada vez mais e mais populares no Japão e no mundo.

Um bento costuma ser um prato bem simples, mas pode ser algo luxuoso e elaborado dependendo da ocasião e objetivo que o mesmo é preparado.

Essa tradição surgiu no século 12 no fim do período Kamakura, onde o arroz passou a ser pré cozido em forma de Onigiris e Hoshi-ii para possibilitar seu transporte e reidratação no destino.

Após a ascensão de Tokugawa e início do período Edo essas caixas de bentô começaram a se popularizar. “A Idade da Paz Ininterrupta” como ficou conhecido esse período, estimulou o desenvolvimento da agricultura e a construção de estradas no Japão, que levou a população a viajar pelo país.

Veja mais!

Ouça também

Seja um Padrinho

Agradecimento aos Padrinhos:

  • Brendo Marinho; Cleiton Medeiros; Dalton Soares; Debersom Nascimento; Diego Silva; Diego Cruz; Fabiana Gonçalves; Gustavo Leitão; Jhonas Gama; Jota (João Paulo); Pensador Louco; Rebeca Serra; Rhuan de Oliveira; Ricardo Orosco; Sebastião Nunes; Thiago César; Vitor Campoy

Contribua para ajudar o Papo de Louco a crescer e receba acesso a conteúdos exclusivos, além de fazer parte do nosso grupo de mensagens no WhatsApp: https://www.padrim.com.br/papodelouco

—————————————————————————

Quer participar do programa ou mandar um feedback para nós?

Mande um email para: contato@papodelouco.com

Subscribe on iTunes
Subscribe on Android
Subscribe on Spotify

Deixe uma resposta